"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

domingo, 13 de maio de 2012

Crônica do Galeano




Crônica da cidade de Manágua

O comandante Tomás Borge me convidou para jantar. Eu não o conhecia. Tinha fama de ser o mais duro de todos, o mais temido. Havia mais gente no jantar, gente linda; ele falou pouco ou nada. Ficou me olhando, ficou me medindo.

Na segunda vez, jantamos sozinhos. Tomás estava mais aberto: respondeu muito solto minhas perguntas sobre os velhos tempos da fundação da Frente Sandinista. E à meia-noite, como quem não quer nada, me disse:

 — Agora, conta um filme para mim.

Eu me defendi. Expliquei que morava em Calella, uma cidadezinha, onde o cinema quase não chegava, só filmes velhos...

 — Conta — insistiu, ordenou. — Qualquer filme, qualquer um, mesmo que seja velho.

Então contei uma comédia. Contei, atuei; tentei resumir, mas ele exigia detalhes. Quando terminei:

 — Agora, outro.

Contei um de gângster, que acabava mal.

 — Outro.

Contei um de cowboys.

 — Outro.

Contei, inventando de cabo a rabo, um de amor.

Acho que estava amanhecendo quando me dei por vencido, supliquei clemência e fui dormir.

Encontrei-o uma semana depois. Tomás pediu desculpas:

 — Espremi você, naquela noite. É que eu gosto muito de cinema, gosto loucamente, e nunca posso ir.

Disse que qualquer um podia entender. Ele era ministro de Interior da Nicarágua, em plena guerra; o inimigo não dava trégua e não havia tempo para luxos como ir ao cinema.

 — Não, não — me corrigiu. — Tempo, tenho. Tempo... a gente sempre consegue, quando quer. Não é uma questão de tempo. Antes, quando eu estava clandestino, disfarçado, dava um jeito para ir ao cinema. Mas agora...

Não perguntei. Houve um silêncio, ele continuou:

 — Não posso ir ao cinema porque... porque no cinema, eu choro.

Ah! — disse. — Eu também.

 — Claro — respondeu. — Percebi na hora. Na primeira vez que vi você, pensei: "Esse é dos que choram no cinema".


Eduardo Galeano -  "O livro dos abraços" 

3 comentários:

Diogo Boccardi disse...

Em tempo: o comandante Borge faleceu no último dia 30 de abril, há duas semanas.

Anônimo disse...

Eu sou desses que choram no cinema...

Obrigada pelo "abraço", Diogo. Fui correndo reler A função da arte/1, sobre seu quase homônimo, Diego, que não conhecia o mar.

marcele

Diogo Boccardi disse...

Sim!
"Me ensina a olhar!"

Quando leio isso, fico com remorso de ter nascido no litoral, e não ter essa experiência... :)

Tô pensando em conhecer algum vulcão em erupção pra ver se consigo a sensação. Ou virar astronauta pra ver a Terra. Ou ser artista!