"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Beth



Transcrição de atendimento realizado por Fritz Perls:


Beth: (voz forte, áspera, estridente.) No meu sonho, eu estou com um anel de aço, como se fosse uma parte de uma roda de caminhão, em volta do peito, e eu não consigo me libertar. Eu me sinto presa pelo anel de aço, e fico tentando sair.
Fritz: Muito bem. Agora, para isto, eu preciso de um homem forte, alguém para subir aqui. (um homem sobe). Beth, seja o anel de aço do seu sonho. Ponha os braços em volta do peito dele e tente mantê-lo preso. (ela faz isso e aperta forte.). Muito bem. (para o homem.) Agora você, tente romper o anel e se libertar. (uma luta rápida e vigorosa, e ele se liberta.)
Beth: (descoberta.) Mas eu não sou feita de aço!
Fritz: É! Captou a mensagem?
Beth: Eu realmente pensei que podia segurar.
Fritz: Muito bem.


Perls, F. Gestalt-Terapia Explicada. São Paulo: Summus, p. 252.

Um comentário:

Diogo Boccardi disse...

Esse foi um dos atendimentos que estudamos no primeiro encontro do Grupo de Estudos sobre a metodologia gestáltica de intervenção clínica.
O segundo encontro será amanhã, dia 02/05, às 13h30.
Sintam-se convidados!!

Um abraço,
Diogo