"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

terça-feira, 20 de março de 2012

Caminhos do ator

"Os atores, como os viajantes, acham muitos meios diversos para chegarem ao seu destino: há os que experimentam realmente, fisicamente, seus papeis, os que lhes reproduzem a forma exterior, os que se adornam com os truques do ofício e atuam como se representar fosse uma profissão qualquer. Outros transformam o papel numa conferencia seca e literária, e há os que se servem dele para se exibir aos seus admiradores."

"Na vida real, andamos, sentamo-nos, falamos e olhamos, mas no palco perdemos todas estas faculdades. Sentimos a vizinhança do público e dizemo-nos a nós mesmos: 'por que é que eles estão me olhando?' E temos de reaprender desde o princípio a fazer, em público, essas coisas todas.
Lembrem-se disto: todos os nossos atos, até mesmo os mais simples, que nos são de tal modo familiares  na vida quotidiana, tornam-se forçados quando surgimos atrás da ribalta, perante um público de mil pessoas. Por isto é que temos de nos corrigir e aprender novamente a andar, a nos mover de um lugar para o outro, a nos sentar ou deitar. É essencial nos reeducarmos para olhar e ver no palco, para escutar e ouvir."


Constantin Stanislavsky - "A Preparação do Ator"





Nenhum comentário: