"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sugestão de Leituras para o Verão



“Here Now Next: Paul Goodman and the origins of Gestalt Therapy”


(com tradução para o espanhol chamada “Aquí, Ahora y lo que Viene”)
Autor: Taylor Stoehr – publicado em 1994, sem tradução para o Português.

Biografia de Paul Goodman, fundador da Gestalt-Terapia, anarquista, crítico literário, militante de contracultura, estudioso da fenomenologia – que provavelmente detestaria estes rótulos todos... Um pensador da clínica como possibilidade particular de ação social, e da política como terapia-da-sociedade. Goodman vem sendo “esquecido” ou, pelo menos, relegado a um papel menor, secundário, pelos historiógrafos da GT. Este livro amplia enormemente a compreensão conceitual e política da Gestalt-Terapia, já que Goodman foi o principal redator da obra que fundou a abordagem.
Leitura obrigatória para quem não suporta mais livros de Gestalt-Terapia com cara de auto-ajuda!



“O teatro explicado aos meus filhos”
Autor: Barbara Heliodora – publicado em 2008.

Barbara Heliodora conta, de forma simples e resumida, a história do teatro mundial e nacional. Mas faz isso com duas qualidades: sua linguagem é perfeitamente clara ao público leigo em teatro, sem ser boba ou reducionista; e além disso Barbara não conta “fatos em seqüência”, mas apresenta discussões e contradições que foram constituindo o desenvolvimento da arte dramática.
Não é um livro para crianças. Mas é um texto muito didático para quem quer conhecer a história do teatro, e iniciar estudos mais aprofundados.
Leitura muito, muito agradável!

Nenhum comentário: