"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O que é Gestalt-Terapia? E que blog é esse?

A Gestalt-Terapia é uma modalidade psicoterapêutica originada a partir da síntese crítica entre a clínica psicanalítica e a fenomenologia, desenvolvida pelo casal Fritz e Laura Perls, e por Paul Goodman, a partir de variadas contribuições.
A Abordagem Gestáltica, como também é chamada, ocupa-se de analisar a forma como, em cada vivência atual, os resquícios do passado e as possibilidades de futuro configuram um campo intersubjetivo, configuram as relações que travamos, sempre partindo da experiência mesma de contato com o mundo material.

A clínica gestáltica caracteriza-se por uma abertura ética à acolhida das formas de contato com o mundo, e dá importância tanto à linguagem verbal quanto a outros modos de expressão da singularidade no social – com ênfase na motricidade e em elementos pré-reflexivos.
Daí nossa intenção de articular, neste blog, a análise gestáltica e a arte teatral, e suas interfaces.

Queremos aqui criar um espaço de interlocução de saberes, práticas, discursos, objetivando sempre o crescimento pessoal e teórico, na tentativa de vivermos uma vida mais criativa e sensível.
A proposta é tanto comentar teoricamente as relações possíveis entre o teatro e a gestalt-terapia, quanto trazer as mais variadas linguagens para a cena gestáltica. Da mesma forma, aquilo que acontece - ou que pode acontecer - em gestalt-terapia terá seu lugar neste blog, como um palco onde todos podemos "nos ver vendo".

Afinal, o que importa-nos mais do que nossas próprias cenas cotidianas?

Abraços carinhosos a todos os leitores!

Diogo e Sabrina!

Nenhum comentário: