"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

domingo, 8 de julho de 2012

NUCCA pesquisa




No segundo semestre de 2012 o NUCCA – Núcleo Cênico do Colégio Catarinense conceberá um novo espetáculo, inspirado no tema da alimentação.
Em função disso, na sexta-feira, dia 1º de junho, o NUCCA reuniu-se para mais um encontro de pesquisa para a construção do espetáculo de final de ano. No intuito de explorar diferentes possibilidades de agregar o tema da alimentação à encenação teatral, fomos recebidos na casa do aluno Nicholas Kucker Triana do 2º ano do Ensino Médio. O grupo foi convidado a usar roupas coloridas e descombinadas, e Olavo e Maria Andrea, pais do Nicholas, estimularam os presentes com um ambiente à meia luz, num breu colorido, ao som de Janis Joplin e Buffalo Springfield.
Aos poucos, diferentes alimentos foram oferecidos, com sabores inusitados e surpreendentes. A interação do grupo foi entremeada pela declamação de poemas de Jack Kerouac e Allen Ginsberg, entre outros.
Para além dos exercícios de criação cênica que realizamos no encontro, fomos conduzidos pelo clima profundamente sensorial dos sabores, sons e sentidos da contracultura norteamericana das décadas de 1950 e 1960 que, vivendo a suposta prosperidade do pós-guerra, começou a apresentar alternativas ao chamado american way of life.
Os alunos presentes, espontaneamente, começaram a se perguntar pelas razões e desrazões de suas motivações, de seus desejos, e das próprias condições em que se estabelecem os vínculos de amizade do grupo. 

Sem dúvida, foi um encontro transformador!


Diogo Boccardi 
(professor do Núcleo Cênico do Colégio Catarinense)






Nenhum comentário: