"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ali se Vê


O Núcleo Cênico do Colégio Catarinense – NUCCA – está finalizando a preparação de uma intervenção cênica, chamada “Sinto o que Alice vê”, inspirada na obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e também na recente adaptação para o cinema, realizada por Tim Burton. A intervenção foi construída pelos alunos que participam do grupo, dirigidos pelos professores Diogo Boccardi e Edélcio Phillipi. Esta intervenção teatral, no entanto, tem uma característica muito especial: é destinada a pessoas cegas!
Como fazer teatro para pessoas com deficiência visual? Como explorar todos os sentidos para proporcionar uma vivência da arte àqueles que não enxergam? Que aprendizagens são necessárias para nos relacionarmos com cada público?
As apresentações serão fechadas, em parceria com a ACIC (Associação Catarinense para a Integração do Cego). O espetáculo também será apresentado para o segmento das Séries Iniciais do Colégio, e para os alunos do curso de Teatro da UDESC, que querem conhecer a proposta. A previsão de estréia é a primeira semana de julho, e as pessoas que enxergam usarão vendas durante a apresentação.
Para os alunos, que passaram por um processo de vivência do universo dos cegos, esta é uma possibilidade de compreender que inclusão e cidadania é dividir os mesmos espaços, com os mesmos direitos de acesso à cultura.
E esse é o desejo do NUCCA!

Aos poucos vou compartilhando informações e comentários sobre esta experiência.
Grande abraço a todos!

Nenhum comentário: