
"Aulas de Anatol Rosenfeld: A Arte do Teatro"
Autor: Anatol Rosenfeld
Publicado em 2009, a partir da transcrição de aulas ministradas em 1968.
Editora: Publifolha
Com uma erudição impressionante, Anatol Rosenfeld passeia pela história e pelos elementos que compõem a arte teatral. Com a liberdade de quem dá aulas, e não como quem tenta provar uma tese, o autor discute conceitos fundamentais de diferentes estéticas teatrais. É um excelente livro para quem quer conhecer a forma de pensar o teatro ao longo dos séculos, sem necessariamente mergulhar em livros técnicos, mais "brutos" e menos fluidos. Ainda assim, é uma obra para ser estudada! Com prazer, é claro!

"La Voz del Sintoma: del discurso medico al discurso organismico"
Autora: Adriana "Nana" Schnake
Publicado em 2001 - em castellano, sem tradução para o português
Editora: Cuatro Vientos
Renomada formadora internacional de gestalt-terapeutas, a psiquiatra Nana Schnake faz um trabalho lindíssimo com a corporalidade daqueles que apresentam enfermidades. A lógica é simples, mas muito interessante: estar doente (com câncer, por exemplo) é sentir-se alheio ao próprio corpo, é como se aquele pedaço de carne, que sou eu, fosse estranho a mim. Como operar terapeuticamente com essa realidade? Ora, para a autora, importa assumir essa alienação! Torná-la presente e manifesta no contexto da sessão. Um dos exemplos de seu trabalho é a utilização do experimento da cadeira vazia (o clássico gestáltico reinventado), em que o sujeito ocupa uma cadeira e, em frente a esta, outra cadeira serve de assento para o órgão doente. Uma mulher pode, então, travar um diálogo com seu útero canceroso, e dar voz a ele.
O livro é repleto de histórias que a autora compartilha conosco (com a generosidade e simplicidade típicas dos bons gestalt-terapeutas), e também de reflexões literárias (viva Dostoiévski!), além de conceituais. Livro para a sensibilidade, mas também para o repertório, dos terapeutas!