"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

sábado, 28 de janeiro de 2012

Fernando Peixoto

Cabe repercutir o falecimento, no último dia 15, do grande Fernando Peixoto, e sua importância para o desenvolvimento do teatro no Brasil. Para mim, salta aos olhos sua produção teórica, escrita de forma simples e com grande poder de síntese dos elementos intrínsecos e extrínsecos ao fazer teatral.
Foi o primeiro autor de teoria do teatro que li, e gosto muito de voltar a ele quando preciso preparar aulas, ou quando apenas quero sentir novamente aquele "cheiro de novidade" que os clássicos preservam...
Fernando Peixoto foi a simplicidade e lucidez que precisei quando, adolescente, comecei a estudar teatro.

Para quem não o conhece ainda, sugiro o texto escrito por Theotonio de Paiva, do blog Caderno Ensaios, ou outros tantos que emergiram na blogosfera.

















sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pequeno amigo

Para meus grandes amigos Tamara e Helber, e para meu pequeno amiguinho Lucas, com muito carinho!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A arte e os sinais dos tempos

Caríssimos,
Indico dois artigos simples, mas bem interessantes, sobre a arte que vivemos nesse tempo em que vivemos.
O primeiro, a partir da música, é uma recapitulação do que se produziu nas letras das canções, com uma inquietante tentação: afirmar que "não se fazem mais músicas como antigamente"... Do blog da Patricia Palumbo:


O segundo, a partir da pintura e da escultura, principalmente, analisa as imbricações entre pensamento econômico e vanguarda artística. Ácido, sutil, e muito estimulante - inclusive para quem não é artista! Do Portal Carta Maior, por Enio Squeff:


Boa leitura!!


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jornalismo investigativo

Caríssimos,
Com a pouca credibilidade do jornalismo realizado pelas grandes redes de comunicação, é sempre importante buscar alternativas viáveis e interessantes. Quem acompanha o blog deve ter percebido que eu opto por acompanhar, entre outros, o Portal Carta Maior e também o blog da Elaine Tavares, que regularmente são citados por aqui.
Recentemente, um novo canal foi aberto. Trata-se da Pública - Agência de Jornalismo Investigativo, com uma proposta muito bacana, e capitaneada por jornalistas super competentes.

Visite o site!



Sugestão da minha amiga jornalista Luiza Bodenmüller!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cursos de verão

Caríssimos,
Com muita satisfação, convido vocês para os cursos de verão do Instituto Müller-Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica. Serão dois cursos intensivos em fevereiro, do dia 06 ao dia 10. Preparamos esta semana de forma que, no período da tarde, aconteça o curso de Teatro e Gestalt: um olhar sobre a expressão, ministrado por mim. No período da noite, será ministrado o curso Gestalt-terapia e a Psicologia das Emergências e Desastres, coordenado pela psicóloga Greice Pasqualotto. Pela manhã, cada um pode curtir esta cidade esplêndida que é Florianópolis!!!
Clique sobre o nome dos cursos para mais informações!

Temos descontos especiais para inscrições em grupo, e também para quem quiser participar dos dois cursos.

Abaixo, segue o cartaz de divulgação!


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ver e ser visto

Ah, estar em cena...
É um desfrutar de si mesmo, é satisfação, delírio, singeleza. 










Convite: em fevereiro abriremos novas vagas para o curso de Teatro e Gestalt: um olhar sobre a expressão, em Florianópolis - em caráter intensivo, com cinco encontros de quatros horas cada.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Seguro desemprego para artistas

Foi aprovada no Senado a concessão de seguro desemprego para diferentes classes de artistas, notadamente vulneráveis à precariedade das relações de trabalho.
Veja a matéria completa, no blog da Gaveta!

Ainda que esta seja uma medida importantíssima, que salvaguarda alguma dignidade aos trabalhadores, fica a inquietação com relação às causas dessa precariedade, intimamente relacionadas à política cultural que há anos se reproduz - e que não é combatida pelo Estado.
Enfim, uma notícia que me desperta sentimentos ambivalentes...

Reforma no CIC

Essa reforma que não termina, no Centro Integrado de Cultura, de Florianópolis...
Mas tivemos uma boa notícia: o cinema do CIC foi reinaugurado!