"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Uma "mensagem" de fim de ano



Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

(Oscar Wilde)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saúde Mental e Direitos Humanos

O campo da Saúde Mental (termo que, em si, já representa a visão dualista, segregadora, entre a "mente" o que seria "não-mente"), sempre foi um duríssimo embate em favor dos direitos humanos. Antes mesmo de procurar garantir um atendimento clínico qualificado, os profissionais militantes da Reforma Psiquiátrica sempre precisaram recuar alguns passos e garantir - pasmem - a sobrevivência dos sujeitos, em tudo precária.

Esta é uma luta por vencer. Ainda não superamos esta etapa. Ainda não acabou a guerra contra o abandono, a negligência, os assassinatos, o desrespeito, a segregação. A guerra é sangrenta, vil. É ideológica, mercadológica.

Por isso, são importantes as ações que dão visibilidade ao que é invisibilizado. Neste sentido, recomendo o acesso ao Observatório de Saúde Mental e Direitos Humanos, mantido pela Rede Internúcleos de Luta Antimanicomial. Além das notícias da Rede, lá estão reunidas denúncias contundentes (camadas de "casos") de violações dos Direitos Humanos.

Acessem!

Um grande abraço!!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mostra Traço de Bolso

Aproveitem! Aproveitem!!!



Cenas que queremos ver

Mais uma do blog da Elaine!
Chegou a hora!!!

Repercutindo a tijolada

Então, com o advento da tecnologia, a internet, o blog, ele pode dar vazão àquilo tudo que só esbravejava pelas ruas, nos bares, no mercado. E o seu blog “Tijoladas do Mosquito” passou a pautar a vida e a política da cidade e do estado. Mosquito matava a cobra e mostrava o pau. Dizia as denúncias com todas as letras. “Ele era muito excessivo”, dizem alguns. Excessivo? Excessivos são os filhos de uma aberração que destroem a cidade, o estado, a natureza, as gentes. Excessivos são os empresários corruptos, os devastadores de praias, os que usam da justiça para proteger os ricos, os políticos ladrões. Esses são os “excessivos”, e Mosquito os nomeava, com nome, sobrenome e CPF, acompanhado de um monte de outros adjetivos de baixo calão. Tão baixo quanto os crimes que as figuras cometem. Ainda que freqüentem os salões.

Mosquito amava a cidade. Cuidava dela como uma mãe extremada vigia seus filhotes.



Do blog da Elaine Tavares.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Memória da Arte

O site da Funarte possui uma série de acervos de artistas fundamentais na história do Brasil, com texto, fotos, videos... É um arquivo importantíssimo, e muito  inspirador, que vale a pena ser "escarafunchado".

Recomendo aqui, especialmente, o acervo de Augusto Boal.
Com um video feito especialmente para o acervo, além de relatos históricos e de trabalho, o acervo retrata a importância de Boal e do Teatro de Arena, por ele dirigido.

Para acessar o acervo de Boal e de outros artistas, acesse o portal Brasil Memória das Artes.


domingo, 4 de dezembro de 2011

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O NUCCA em 2011

Sensibilidade e arte para os alunos do Colégio*

O ano de 2011 foi extremamente proveitoso para o NUCCA. Muitos alunos do Colégio iniciaram o curso este ano, e participaram de um processo de alfabetização à linguagem teatral, estudando os conceitos fundamentais do teatro e as técnicas de representação, construção de cenas e de personagens. Ao mesmo tempo, os alunos que já integraram o Núcleo em anos anteriores pesquisaram a linguagem do Teatro de Formas Animadas, uma modalidade muito particular e interessante de fazer teatro.
No primeiro semestre, tivemos a oportunidade de receber a Cia. Cênica Espiral, que ministrou uma oficina de Manipulação de Bonecos a todos os alunos.
Elaboramos e apresentamos dois espetáculos: o primeiro, com estréia em junho, chamado “Cenicoformas Bonecovivas”, consistia em dez pequenas histórias contadas com a estética do teatro de bonecos. O segundo espetáculo, que estreou no início de novembro, chamado “Há malas que vêm para o trem”, é um suspense cômico, em que os personagens se vêem às voltas com o desaparecimento de um famoso estilista em uma estação de trem, e cujas peças de roupa, misteriosamente deixadas em uma mala, ganham vida e dominam aqueles que as vestem. Todo o processo de criação dos espetáculos é colaborativo: as idéias, o texto, os personagens, a trilha sonora, o cartaz, tudo é feito com a participação ativa dos alunos. O NUCCA tem a cara de seus integrantes!

Vale destacar também a inestimável participação de ex-integrantes do NUCCA durante todo o ano. Pedro Coimbra, aluno egresso do Colégio Catarinense e hoje profissional de teatro, colaborou na preparação corporal e elaborou uma das cenas do segundo espetáculo, além de ministrar oficinas com técnicas de manipulação. Outra egressa do Colégio, Lara Koerich, foi responsável pelas filmagens dos espetáculos e produção de vídeos. Entre outros, também destacamos a participação de Leandro Lunelli, Giovanna Colombi e Gustavo Café. É uma satisfação muito grande contar com todo este apoio!

No ano que vem serão abertas novas vagas para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 3ª série de Ensino Médio. Os interessados devem ficar atentos à data de início, que será divulgada no site do Colégio e nas Coordenações.

Enfim, agradecemos à Direção do Colégio Catarinense, e a todos os pais e amigos que fazem do NUCCA uma importante ferramenta de desenvolvimento artístico e humano para os alunos!

E que 2012 venha com muita força, sensibilidade e arte!

Diogo Boccardi




Homenagem
Com grande alegria, e um pouco de saudade antecipada, o NUCCA quer homenagear os integrantes que, em 2011, concluem o Terceirão, e por isso deixarão o grupo (alguns deles para iniciar a Faculdade de Teatro!). Ana, Clara, Dalbem, Pocket, Daniel, Negrão, Camila, Zazá e Caio: parabéns pelo lindíssimo trabalho, e nos levem com vocês para o futuro que constroem a cada dia! Seu lugar está garantido no NUCCA!!!


Depoimento
“O teatro nos permite a vivência de situações que normalmente nos seriam impossíveis. Nos proporciona a chance de sermos infinitas pessoas, seres ou objetos, enfim, personagens, fazendo assim com que entendamos um pouco mais sobre o outro e a nós mesmos. E, entendendo um pouco mais os outros e nós mesmos, a aceitação e principalmente a amizade tornam-se resultados fáceis e até mesmo óbvios, porque são fruto de uma relação totalmente sincera. As amizades que fazemos lá, levamos pra vida toda. Por isso o Nucca não é só um grupo de teatro, é uma família.”
Camila Horbatiuk Dutra, aluna da 3ª série do Ensino Médio


*Texto publicado na revista do Colégio Catarinense - edição Novembro 2011