"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

sexta-feira, 28 de maio de 2010

XII Congresso Internacional de Gestalt



E foi dada a largada!

Em 2011 teremos o XII Congresso Internacional de Gestalt-Terapia, no Uruguai.

É sem dúvida o evento de maior representatividade no cenário da Gestalt-Terapia mundial!

Em 2009 o Congresso reuniu mais de 700 pessoas, de vários países (e com uma participação muito pequena - ainda que importante - de brasileiros). A previsão é que o Uruguai agregue o grande número de latino-americanos que praticam e produzem a Gestalt-Terapia.

Se tudo der certo, nos vemos lá!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Como pode...


"Uma pessoa pergunta ao terapeuta: 'Como você pode sentar-se aí, ouvindo pessoas o dia inteiro?' Ele explica: 'Quem ouve?'".

(Polster, E.; Polster, M. Gestalt-Terapia Integrada. São Paulo: Summus, 2001, p. 148.)

- Imagem: Joan Miró, "Autoretrato".

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Acontecimentos Gestálticos!!

Caríssimos,

O Instituto Müller-Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica está com uma série de atividades programadas para os próximos meses! São tantas, que é melhor ir divulgando aos poucos...
Além dos seminários com Jean-Marie Delacroix, que divulguei alguns posts atrás (atenção para não perder o prazo de incrição com desconto!), temos mais uma edição do Projeto Cultura Gestalt, desta vez com a oficina "Corpo e Gestalt". Segue o cartaz de divulgação:


Além disso, daremos início a um novo ciclo de debates, com temas variados, mediados por terapeutas ligados ao instituto. São temas tradicionais da Psicologia, mas tratados de maneira especial pelo olhar de gestalt-terapeutas que atuam com criatividade nestes campos. Chamamos estas atividades de "Gestalt em Ato". A programação é a seguinte (toda primeira quarta-feira de cada mês):



Todas estas atividades (tanto do Cultura Gestalt quanto do Gestalt em Ato) são gratuitas e abertas ao público em geral!

Aproveitem!! O pessoal está com muito fôlego, e os trabalhos têm muita consistência.

Para mais informações sobre estas - e outras - atividades, acesse a Agenda no site do Instituto.

Grande abraço a todos os que participarão, e também aos que estão organizando as atividades!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Electron Boy salva o dia!

Caríssimos,

Vejam que cena interessante e inusitada! Para contextualizar o olhar, cito Paul Goodman:
"Considere, mais uma vez, a habilidade surpreendente de uma criança de alucinar em suas brincadeiras, de tratar os gravetos como se fossem barcos, a areia como se fosse comida, as pedras como se fossem companheiros de brincadeira. O adulto 'maduro' enfrenta com determinação as realidades(...). Isto é bom? A pergunta é: qual é a realidade importante?"
(Perls, Hefferline e Goodman. Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus, 1951/1997, p. 109 e 110).

Leiam a cena, retirada do blog dos meus amigos da DemonWeb:

Contos de fadas e histórias de superheróis nos emocionam sendo contadas em filmes, histórias em quadrinhos, desenhos animados, etc.. O que queremos é poder ver as coisas em technicolor, com alto contraste – acho que hoje em dia podemos dizer que queremos experienciar emoções em alta-definição. Mas na maioria das vezes não é com alta tecnologia que conseguimos isso. De nada adianta os melhores efeitos especiais, efeitos em três ou até quatro dimensões, oito canais de áudio e uma tela de mais de 50 polegadas. O que nos move, nos deixa arrepiados e nos faz chorar ou rir é uma boa história. (...)

A fundação Make-a-wish de Seattle costuma solicitar que crianças com doenças terminais escrevam para eles dizendo qual é o seu maior desejo. Geralmente eles concretizam os desejos com pouco alarde, mas o jovem Erik Martin desejou ser um superherói por um dia.

O menino recebeu uma ligação do amigo da vizinhança Homem-Aranha, dizendo que precisaria da ajuda dele como o superherói Electron Boy para salvar a cidade dos terríveis Dr. Dark e Blackout Boy. Ele foi até o campo de futebol da cidade para salvar o time de futebol que estava preso, depois foi até a Space Needle (marco arquitetônico de Seattle) para salvar as pessoas que haviam sido presas nos andares superiores quando os malvadões travaram os elevadores. O Electron Boy conseguiu finalmente prender os bandidos utilizando o seu cetro de energia para paralizá-los.


Para ler a história completa (em inglês) clique aqui!