"O teatro é isso: a arte de nos vermos a nós mesmos, a arte de nos vermos vendo!"
(Augusto Boal)

terça-feira, 28 de abril de 2009

Curso - Teatro para Terapeutas

Olá!


Gostaria de convidá-los a participar da oficina que vou ministrar a partir de maio, no Instituto Müller-Granzotto em Florianópolis, chamada de Teatro para Terapeutas.

Trata-se, na verdade, de um grupo vivencial de teatro, voltado para todos aqueles que desejam ampliar suas formas de contato com os outros, ampliar sua própria expressividade e sua capacidade de percepção dos modos de expressão dos demais.


A palavra "terapeuta", aqui, não diz respeito apenas a um fazer clínico, próprio de psicólogos e profissionais afins, mas tamém e principalmente àquelas pessoas cujo trabalho implica uma abertura ética ao desenvolvivento integral das pessoas, em respeito sobretudo à sua alteridade.


Segue o cartaz da atividade, com indicação dos contatos:


Enfim, fico à disposição para qualquer esclarecimento, e aguardo vocês!
Grande abraço,
Diogo.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

GESTALT E DANÇA - Oficina gratuita

Com o objetivo de fazer circular os saberes da cultura em suas relações com a Gestalt-Terapia, o Instituto Müller-Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica promove mais uma edição do projeto Cultura Gestalt.

Desta vez o tema é DANÇA E GESTALT, e a oficina será ministrada pela dançarina e coreógrafa Ida Mara Freire.

A atividade é aberta e gratuita, destinada a profissionais e leigos, enfim, a todos que quiserem experimentar-se na prática da dança, e compartilhar suas experiências à luz da abordagem gestáltica de psicoterapia.

Data: 18 de abril - sábado.
Horário: das 14:00 às 18:00
Local: Instituto Müller-Granzotto - Al. Gov. Heriberto Hulse, Centro, Florianópolis - SC.

Mais informações escreva para
- diboccardi@yahoo.com.br; ou
- instituto@mullergranzotto.com.br.

Segue o cartaz de divulgação:


Um pouco do que acontece nos palcos da vida

Olá!

Hoje escrevo inspirado por uma atividade que estamos preparando no Instituto Müller-Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica. Trata-se de uma oficina de Dança e Gestalt - da qual falarei em outro post.

A ministrante dessa oficina será a dançarina e professora Ida Mara Freire, cujo precioso blog eu fui visitar.
Gostei tanto que não resisti em humildemente transcrever um trecho de seu "escrevedance". Aproveitem!!!

"O ser humano sofre, escrevem Maria Martoccia e Javiera Gutiérrez no livro intitulado Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas, em que Billie Holliday figura como uma das nove mulheres – outras são Virginia Woolf, Frida Kahlo, Simone Weil – que expressaram, em corpo e obra, o luminoso e o escuro, a incógnita do ser em plenitude vital e em sofrimento, em beleza, sabedoria e dor. Essas mulheres sofreram na existência as vicissitudes próprias do fato de terem um corpo como âmbito único onde tudo acontece. No entanto, a dor cria uma cotidianidade própria, de possibilidades e impossibilidades, de vantagens e desvantagens, cria partituras inacabadas."


(Ida Mara Freire - escrevedance.blogspot.com)